#  DESTAQUES  #




Siga-nos no Facebook


Videos GHVS



















SERVIÇOS :: Médico Veterinários « anterior
Odontologia e Cirurgia Maxilo-Facial

Como saber se o seu animal tem um problema dentário?

 

Todos os animais estão em risco de desenvolver problemas dentários.
Sem Cuidados de higiene adequados, 80% dos cães e 70% dos gatos apresentam sinais de doença oral aos 3 anos de idade.

Como saber se o seu animal tem um problema dentário?

Os principais sinais de alarme são: mau hálito, presença de cálculo (“tártaro”) sobre os dentes, gengivas que sangram facilmente, alteração da forma como o animal mastiga,recusa em ingerir o alimento, engolir o alimento sem mastigar, queda de dentes, salivação excessiva.

Através de um programa de higiene oral adequado é possível manter ou devolver a saúde oral do seu animal de companhia de forma a que possa ter a melhor qualidade de vida possível.

Recomendamos:

Consultar o Medico Veterinário para uma consulta de Odontologia o qual irá realizar uma avaliação completa da cavidade oral do seu cão ou gato e iniciará um programa de prevenção e higiene oral.

Se já existir patologia da cavidade oral, será planeado um tratamento odontológico.
O tratamento odontológico poderá incluir: tratamento periodontal (tratamento das estruturas que rodeiam e dão suporte ao dente), tratamento endodôntico (tratamento das afecções da polpa do dente no caso de fracturas do dente com exposição pulpar, doença periodontal grave ou trauma sobre os dentes), prótese (restauração da coroa dentária, prótese de dentes, implantes), ortodontia (tratamento da má oclusão ou minimização dos seus efeitos pela colocação de aparelhos ortodônticos), radiografia intra-oral e/ou cirurgia.

Para a realização destes tratamentos, é necessário que o animal permaneça imóvel e portanto normalmente o animal é sedado para que estes tratamentos sejam feitos.

Cuidados Diários em Casa:

Escovagem diária com pasta de dentes e escova adequadas de forma a impedir a acumulação de placa bacteriana e formação do cálculo ou utilização de produtos adequados para os animais que se juntam na alimentação e impedem a formação de tártaro.


Dieta
Para uma boa saúde oral, deve escolher uma ração seca de boa qualidade: o atrito que provoca nos dentes durante a mastigação auxilia na remoção da placa bacteriana. Pode completar com ossos artificiais (nunca artificiais) e biscoitos para cães específicos para limpeza de dentes.


Avaliações Periódicas
Só uma avaliação periódica da boca do seu animal permite diagnosticar precocemente qualquer alteração patológica que ocorra uma vez que os animais não se queixam verbalmente! Pelo menos uma vez por ano, o seu animal deverá ser visto pelo Médico Veterinário.

Conhecer e vigiar a boca do seu cão/ gato, escovar diariamente os dentes e levar o seu animal, regularmente, a consultas de controlo é a melhor forma de manter a saúde oral e prolongar a qualidade de vida do seu animal de estimação.