#  DESTAQUES  #




Siga-nos no Facebook


Videos GHVS



















SERVIÇOS :: Médico Veterinários « anterior
Oftalmologia e Cirurgia Oftalmológica

Porque é que o meu animal precisa de uma consulta de oftalmologia?

 

Em Medicina Veterinária, à semelhança do que ocorre em Medicina Humana, a Oftalmologia é uma área muito específica que requer pessoal especializado para o efectuar bem como equipamento especial de exame oftalmológico de forma a possibilitar um diagnóstico preciso da doença ocular do seu animal.

O GHVS-Hospital Veterinário dispõe das mais avançadas técnicas e meios diagnósticos de forma a poder servir de forma eficiente e eficaz os seus animais, através da capacidade de oferta de soluções adequadas para as diferentes patologias com as quais os animais se apresentam.

Dispomos da mais moderna tecnologia tanto a nível de diagnóstico como de tratamento na área de Oftalmologia Animal: Lâmpada de Fender, Ecografia Oftalmológica, Tonometria, Electrorretinografia;  Microscópio cirúrgico para cirurgia oftalmológica e Sistema de Facoemulsificação para cirurgia de cataratas.

Quando devo solicitar uma consulta de Oftalmologia?
Sempre que o seu animal apresente um problema ocular; um diagnóstico precoce e adequado pode salvar a visão do seu animal. Por outro lado, se possui um animal de raça com predisposição para o aparecimento de problemas oculares, deverá solicitar uma consulta de oftalmologia para despiste das mesmas.

Em que consiste o serviço de oftalmologia do GHVS - Hospital Veterinário?
O serviço de oftalmologia do GHVS-Hospital Veterinário destina-se ao diagnóstico e tratamento das doenças oculares mais comuns nos pequenos animais (cão e gato) e exóticos.

Como funciona?
Se pretende marcar uma consulta para o Serviço de Oftalmologia do GHVS, deverá (com excepção dos casos urgentes) telefonar ou enviar um e-mail para um dos nossos contactos e solicitar a mesma. Em caso de urgência, temos permanentemente neste serviço, um Médico Veterinário para resolver o seu problema.

O que se faz numa consulta de oftalmologia?
A consulta de oftalmologia, inclui um exame oftalmológico completo.

Os exames que se realizam após a observação pelo Médico Veterinário são: nomeadamente a medição da produção de lágrimas, a avaliação da presença de úlceras da córnea, a medição da pressão intra-ocular, a observação das estruturas intra-oculares e do fundo do olho (retina).

Cataratas em Cães – O que é, como tratar?
Como uma câmara, os olhos têm uma lente (cristalino) dentro deles que é usada para focar. Uma catarata é uma opacidade do cristalino. A opacidade pode ser muito pequena (catarata incipiente) e não interferir com a visão. Pode envolver mais o cristalino (catarata imatura) e causar visão desfocada. Por vezes, toda a lente fica opaca, e toda visão funcional  perde-se. Esta é chamada catarata madura.

Como no Homem,  os cães também desenvolvem cataratas com a idade (frequentemente após oito anos de vida). Também se podem desenvolver em cães com diabetes.

Como são as Cataratas tratadas?
Cataratas maduras e imaturas podem ser tratadas cirurgicamente. Os procedimentos e o equipamento usados para remover cataratas em cães são os mesmos usados no Homem. A técnica usada é a de facoemulsificação, onde uma sonda especial emulsifica  e remove a catarata. Depois coloca-se, uma lente artificial, chamada lente intraocular. A cirurgia é realizada com um microscópio de micro-cirurgia.
Após cirurgia, os animais vêem quase normalmente, dependendo se é aplicada a lente intra-ocular ou não.

E se a cirurgia não é realizada?
Cataratas maduras e imaturas causam uma inflamação reativa séria dentro do olho (Uveíte facolitica) que deve ser tratada com medicamentos, se a cirurgia for realizada ou não. A uveite facolitica pode levar a complicações como glaucoma ou descolamento da retina.

Portanto, se o seu cão apresenta algum destes sinais, não hesite e contate-nos.
Veja no que pode melhorar a qualidade de vida do seu amigo!

 

CIRURGIA DE CATARATA NO CÃO

 

RESOLUÇÃO CIRÚRGICA DE SEQUESTRO CORNEAL

 

ELECTRORETINOGRAFIA