Hospital EquipaCampanhasContatos
« voltar

Oftalmologia/Cirurgia Oftalmológica  

Oftamologia/Cirurgia Oftalmológica

Porque é que o meu animal precisa de uma consulta de oftalmologia?

Em medicina veterinária, à semelhança do que ocorre em medicina humana, a oftalmologia é uma área muito específica que requer pessoal especializado para o efetuar bem como equipamento especial de exame oftalmológico de forma a possibilitar um diagnóstico preciso da doença ocular do seu animal.

O GHVS-Hospital Veterinário dispõe das mais avançadas técnicas e meios diagnósticos de forma a poder servir de forma eficiente e eficaz os seus animais, através da capacidade de oferta de soluções adequadas para as diferentes patologias com as quais os animais se apresentam.

Dispomos da mais moderna tecnologia tanto a nível de diagnóstico como de tratamento na área de oftalmologia animal: lâmpada de fender, ecografia oftalmológica, tonometria, electrorretinografia; microscópio cirúrgico para cirurgia oftalmológica e sistema de facoemulsificação para cirurgia de cataratas.

Quando devo solicitar uma consulta de Oftalmologia?
Sempre que o seu animal apresente um problema ocular; um diagnóstico precoce e adequado pode salvar a visão do seu animal. Por outro lado, se possui um animal de raça com predisposição para o aparecimento de problemas oculares, deverá solicitar uma consulta de oftalmologia para despiste das mesmas.

Em que consiste o serviço de oftalmologia do GHVS - Hospital Veterinário? O serviço de oftalmologia do GHVS-Hospital Veterinário destina-se ao diagnóstico e tratamento das doenças oculares mais comuns nos pequenos animais (cão e gato) e exóticos.


Como funciona?

Se pretende marcar uma consulta para o Serviço de Oftalmologia do GHVS, deverá (com exceção dos casos urgentes) telefonar ou enviar um e-mail para um dos nossos contatos e solicitar a mesma. Em caso de urgência, temos permanentemente neste serviço, um Médico Veterinário para resolver o seu problema.


O que se faz numa consulta de oftalmologia?

A consulta de oftalmologia, inclui um exame oftalmológico completo.

Os exames que se realizam após a observação pelo Médico Veterinário são: nomeadamente a medição da produção de lágrimas, a avaliação da presença de úlceras da córnea, a medição da pressão intraocular, a observação das estruturas intraoculares e do fundo do olho (retina).


Cataratas em Cães – O que é, como tratar?

Como uma câmara, os olhos têm uma lente (cristalino) dentro deles que é usada para focar. Uma catarata é uma opacidade do cristalino. A opacidade pode ser muito pequena (catarata incipiente) e não interferir com a visão. Pode envolver mais o cristalino (catarata imatura) e causar visão desfocada. Por vezes, toda a lente fica opaca, e toda visão funcional perde-se. Esta é chamada catarata madura.

Como no homem, os cães também desenvolvem cataratas com a idade (frequentemente após oito anos de vida). Também se podem desenvolver em cães com diabetes.


Como são as Cataratas tratadas?

Cataratas maduras e imaturas podem ser tratadas cirurgicamente. Os procedimentos e o equipamento usados para remover cataratas em cães são os mesmos usados no Homem. A técnica usada é a de facoemulsificação, onde uma sonda especial emulsifica e remove a catarata. Depois coloca-se, uma lente artificial, chamada lente intraocular. A cirurgia é realizada com um microscópio de microcirurgia.

Após cirurgia, os animais veem quase normalmente, dependendo se é aplicada a lente intraocular ou não.


E se a cirurgia não é realizada?

Cataratas maduras e imaturas causam uma inflamação reativa séria dentro do olho (uveíte facolítica) que deve ser tratada com medicamentos, se a cirurgia for realizada ou não. A uveíte facolítica pode levar a complicações como glaucoma ou descolamento da retina.

Portanto, se o seu cão apresenta algum destes sinais, não hesite e contate-nos.

Veja no que pode melhorar a qualidade de vida do seu amigo!


Cirurgia de catarata no cão

 

Resolução Cirúrgica de sequestro corneal

 


Electroretinografia

 

 

« voltar


A SAÚDE DO SEU ANIMAL É A NOSSA VIDA

Termos, Condições Gerais e Privacidade

Marcação de Consultas/Exames

Envio de Candidaturas

Up
GHVS Hospital Veterinário
Rua General Humberto Delgado, 81 Vale Figueira
2815-848 SOBREDA
PORTUGAL
Tel.: +351 212 765 101
E-mail: apoioaocliente@ghvs.pt
Powered by OTUOC