O que é a ecocardiografia?
Uma ecocardiografia é uma ecografia do coração, que permite obter uma imagem em movimento.
Para que uma ecocardiografia tenha um valor de diagnóstico correto, deve ser avaliada em conjunto com a história clínica do animal, exame físico e auscultação) e outros exames (ECG, radiografia ao tórax, medição da pressão arterial, etc.), e, portanto, não deve ser substituída pelas demais provas de diagnóstico.
É um exame muito útil no estudo do coração, dando informações importantes não só acerca da estrutura cardíaca, nomeadamente no que diz respeito às válvulas cardíacas, mas também acerca da função deste órgão.
Como é realizado o exame?
A ecocardiografia é um exame de simples execução e indolor. A sonda, que se assemelha a um microfone, é então deslocada sobre o peito do animal, sendo que previamente há que espalhar sobre ele um gel, cuja função é, para além de facilitar o deslizar da sonda, permitir uma melhor transmissão dos ultrassons.
Como resultado obtém-se uma imagem num ecrã, que muda quando se muda a posição da sonda sobre o peito, permitindo, assim, ver o coração de diferentes ângulos.
Nalguns casos são necessárias outras informações, pelo que se faz uma variação do exame, variação esta que pode incluir a realização de exercício enquanto a ecocardiografia é feita (ecocardiografia de esforço) ou a administração, antes da realização do exame, de um medicamento que aumente o débito cardíaco (ecocardiografia de “stress”).
A ecocardiografia é um exame completamente seguro, do qual não são conhecidos quaisquer riscos.