A ecografia é atualmente, um dos meios de diagnóstico mais utilizados na clínica veterinária. Para além de ser um meio de rápido acesso e de boa qualidade diagnóstica, é também não invasivo e apresenta uma excelente relação qualidade/preço.
Através de uma sonda que emite ultrassons, é nos possível observar órgãos como os rins, fígado, próstata, ovários/útero, pâncreas e glândulas como as suprarrenais ou mesmo a tiroide. A imagem é nos transmitida em tempo real, o que possibilita, com uma ligeira sedação do animal, a obtenção de amostras para estudo histopatológico (biópsia).
Diariamente no nosso hospital ecografamos pacientes que nos chegam com diversos problemas tais como insuficiências renais, dor abdominal aguda, gastroenterites, etc. Através da ecografia podemos chegar rapidamente a um diagnóstico e proceder ao tratamento médico-veterinário adequado, assim como ditar um prognóstico ao proprietário do animal.
Uma outra utilidade da ecografia, que faz parte da nossa rotina, é o acompanhamento da gestação das futuras mamães, sendo importante para avaliar a viabilidade fetal, ou seja, se o coração está a bater adequadamente, se o embrião se está a desenvolver corretamente e estimar a data prevista do parto.
