Reprodução e Inseminação Artificial

O serviço de reprodução do GHVS oferece os meios necessários ao diagnóstico precoce das patologias reprodutivas e um acompanhamento contínuo da gestação dos nossos animais.

Laboratório:

O doseamento de Progesterona permite-nos determinar o momento ideal para cobrição / IA, momento do parto (gestação de risco ou cesariana eletiva), distúrbios de fertilidade (cios silenciosos, quistos foliculares), prevenção de abortos, entre outros.
O doseamento de LH ajuda-nos a identificar o pico desta hormona e consequente início do período fértil e momento ideal pra cruzamento /IA.

• Citologia vaginal: através da realização de um esfregaço vaginal e a posterior observação em MO da citologia efetuada, podemos identificar a fase do ciclo reprodutivo, presença de anomalias ou infeção.
• Doseamentos hormonais: medição da Progesterona e da LH.
• Espermograma: contagem e avaliação do sémen para determinar a fertilidade do macho, antes da realização do cruzamento. Sempre que possível, deve ser realizado na presença da fêmea em cio para estimulação do macho e, por conseguinte, para aumentar a concentração espermática do sémen canino.

Imagiologia:

• Ecografia ovárica: Em cadelas que sofrem de problemas de ciclicidade ou de fertilidade, as ecografias ováricas permitem identificar perturbações relacionadas com a ovulação, quistos e tumores ováricos. A ecografia uterina permite diagnosticar infeções uterinas (pio metras), tumores uterinos, etc.
• Ecografia prostática e testicular: possibilita o diagnóstico das patologias nos machos como o criptorquidismo (ausência de um ou ambos os testículos), HPB (Hipertrofia Prostática Benigna), tumores prostáticos e testiculares.
• Ecografia como diagnóstico fiável de gestação e controlo da viabilidade fetal.
• Radiografia abdominal: Permite a deteção de massas abdominais ou aumento uterino. Possibilita a contagem fetal após o 45º dia.

Cruzamento e inseminação:

• Exame antes do cruzamento
• Inseminação artificial com sémen fresco
• Inseminação artificial com sémen refrigerado
• Inseminação artificial com sémen congelado

Para além dos meios de diagnóstico e técnicas referidas anteriormente, o GHVS-Hospital Veterinário possui também todos os meios para responder prontamente a emergências reprodutivas, como em situações de parto complicado e outras emergências cirúrgicas.

Quando castrar e porquê castrar o seu animal?
A castração está indicada por volta dos 7 meses no cão e no gato. A esterilização das gatas está recomendada antes do primeiro cio (6 meses de idade). Nas cadelas depende da raça, raças pequenas atingem a maturidade mais cedo, daí fazer-se a esterilização mais cedo (6 meses de idade). Raças grandes atingem a maturidade mais tarde por isso a esterilização está recomendada logo após o primeiro cio ou aos 12 meses de idade.
A castração e a esterilização do seu animal doméstico apresentam vários benefícios a nível da saúde. Hoje em dia é considerado o método contraceptivo mais seguro.
No caso das fêmeas, a esterilização (remoção do útero e ovários), elimina o risco de aparecimento de piómetra (infeção uterina), neoplasia ovárica e uterina e ovários poliquisticos. Sabendo que os tumores de mama são altamente estimulados pelas hormonas reprodutivas (substâncias libertadas pelos ovários), outra vantagem, é a diminuição da incidência do carcinoma mamário que ocorre tanto em gatas como em cadelas não esterilizadas e já de idade avançada.
A título de curiosidade a ocorrência de tumores de mama em cadelas que são esterilizadas antes do primeiro cio é de 0.05%. Cadelas esterilizadas entre o primeiro e o segundo cio e cadelas esterilizadas após o segundo cio apresentam, respetivamente. 8% e 26% taxas de ocorrência. Num estudo científico feito em gatas verificou-se que, fêmeas intactas com mais de 2 anos, apresentam um risco de aparecimento de tumor de mama 7 vezes superior ao das gatas esterilizadas antes do primeiro cio.
A castração dos cães apresenta como principal vantagem a prevenção da hiperplasia prostática benigna (patologia prostática mais frequentes em cães velhos).
Nos gatos as principais vantagens residem no controlo comportamental como urinar fora do caixote e lutas entre gatos e diminui taxa de atropelamentos visto que se tornam animais mais caseiros.